domingo, 15 de maio de 2011

A Temperança e a alquimia da dor


A TEMPERANÇA é uma carta de poder muito grande no Tarô, pois representa tanto a cura, quanto a proteção astral, mas adverte que o tempo é o maior aliado para o alcance de nossos objetivos, ela pode nos trazer a energia do equilíbrio diante dos sentimentos fragilizados pela saudade, melancolia e carência afetiva, expressadas, por exemplo, pela ausência dos filhos,  da família, ou pela divergência de opiniões com nossos afetos, sejam eles os próprios filhos, companheiros, amigos ou grupo social. A TEMPERANÇA é o Anjo que acaricia todas essas emoções. 

E por que essa carta está no caminho da dor? A resposta é simples: conciliar corações partidos ou opostos exige paciência, perseverança, tenacidade. A ponderação requer que sejamos profundamente doces, mansos e suaves, no intuito de manter a harmonia da convivência.

Por essa razão, a carta A TEMPERANÇA é considerada uma das 4 lições morais, dentre os 22 Arcanos Maiores do Tarô. Na contemporaneidade, temos esquecido de algumas virtudes que levam à paz e ao equilíbrio mútuo. Queremos tudo a tempo, à hora, e do nosso jeito, assim não paramos para refletir nas diferenças individuais e coletivas, que é o "olhar" sobre o  perfil do próximo.

Ir além do limite preconizado pela natureza e pela ordem social, sem a moderação, a reflexão apurada, gera consequências dolorosas a nossa pessoa e ao meio em que vivemos. A carta A TEMPERANÇA é a responsável por essa alquimia, uma verdadeira lição moral que há tempos foi deixada de lado pela sociedade moderna. Esse Arcano nos adverte quanto ao consumismo exagerado, à ganância, ao ato impensado, ao desespero; todas essas energias negativas podem se acumular em nosso corpo astral e físico, transformando-se em doenças a serem extirpadas. A TEMPERANÇA é o Arcano da transmutação.

É sempre um desafio fazer os consulentes compreenderem a simbologia da carta, pois ela exige que se identifique a necessidade de conviver com todos os processos que nos desagradam e os quais ainda não somos capazes de assimilar. 

O Anjo da TEMPERANÇA nos coloca de frente com o nosso oposto,  para que aprendamos a tolerar e a conter nossos temperamentos. Dá-nos um modelo de conduta pessoal e social, caindo sobre nós como um exemplo de "virtude cardeal", então, passar por essa lição moral com zelo é utilizar a medida certa para todas as coisas. O sal demais estraga e o doce em excesso prejudica.

A carta A TEMPERANÇA significa o bom senso, que controla o impulso de nossa natureza humana e nos faz aceitar a natureza dos outros, pois o homem não é uma ilha solitária, vive-se em grupo e em interação constante com a sociedade, por isso, ela está voltada ao bem social ou ao bem comum.

A alquimia da dor é o exercício cotidiano de nós mesmos e do outro, é o fluxo dos sentimentos, das emoções e da vida. Assim tem que ser, até que se cumpra a evolução moral que permite ao homem viver em um mundo com diversidades. Por isso, que em seu sentido geral, a carta A TEMPERANÇA significa equilíbrio, harmonia entre razão e coração, o justo meio entre o excesso e a carência, sendo a companheira da FORÇA, pois é impossível ser forte sem ser temperante.           
        
·       

3 comentários:

Arierom disse...

Temperança,

é a dor do tempo cronológico devido as expectativas e ansiedades da alma humana, mas uma dádiva esta espera! pois, será o tempo de aprender a trabalhar em nosso cadinho interno, com parcimônia e fé, dia após dia, transformando o chumbo rude da nossa vaidade no ouro da humildade e autoconhecimento.

Devemos aproveitar sua intervenção em nosso destino, superando nosso livre arbítrio, por vezes orgulhoso e teimoso.

Este Anjo é uma benção, quando entendemos a proteção que ele está trazendo, mesmo sendo, o tempo, um remédio que pode curar e/ou matar...

Pietra disse...

As palavras q vc escolheu para seu posting foram uma Luz tremenda! Obrigada.

Tarô é Luz disse...

Pietra e Arierom,

Agradeço-lhes pela positiva energia cósmica de vocês ao meu blog. Paz no coração!