domingo, 15 de maio de 2011

ARCANO 12 - O ENFORCADO


A simbologia da carta O ENFORCADO, para muitos consulentes, é um pouco intrigante e até difícil de entender, pois sua imagem em diversos tipos de tarô traz um homem pendurado numa corda, de cabeça para baixo, insinuando para quem não faz sua leitura, que algo ruim está acontecendo. Porém, seu atributo geral não é algo nefasto, nem assustador. 

Este arcano, quando surge num jogo, pressupõe um contraditório, ou seja, para que algo siga e seja concretizado em nossas vidas, faz-se necessário que sacrifiquemos outro desejo, afinal nem sempre se pode ter tudo ao mesmo tempo, então, é uma lição de aprendizagem a nos dizer que toda escolha tem seu preço. 

Essa dualidade própria da carta O ENFORCADO faz com que o controle das situações nos escape. Viver essa carta  é entregar-se às decisões do tempo e esperar que a impotência do momento venha aos poucos se afirmando num resultado feliz, pois a energia deste Arcano nos leva a anular as escolhas pessoais para que um objetivo maior seja cumprido ao final da jornada. 

Dentro de um contexto de não se poder escolher, é que reside o contraditório da carta O ENFORCADO. Há uma dimensão boa e ruim ao mesmo tempo; é ruim, porque confirma que há uma dor e um vazio no peito pela impossibilidade de reação; é boa, porque  apesar  do sentimento de infelicidade, há uma notória disposição em não se fazer nada, para  não piorar o que já não está bom. Assim, é melhor ficar suspenso e fazer o ato da entrega, doação e renúncia, para que o tempo dilua o dilema instalado.

Em outras palavras, "através da suspensão do tempo podemos ter todo o tempo do mundo", então há que se lamentar a crise existencial, mas comemorar o sentimento de preservação. É a paralisia do ENFORCADO o nosso maior triunfo, pois é o  seu exercício  altruísta da paciência que nos empurrará para a frente e nos acenará dias melhores. O sacrifício valerá a pena.


2 comentários:

Adriana Giovana disse...

GOSTEI MUITO DA EXPLICAÇÃO, ACALMOU MEU CORAÇÃO, POIS MEU ARCANO REGENTE É O ARCANO 8 _ A JUSTIÇA, PORÉM ESTE ANO ESTOU TAMBÉM SOB INFLUENCIA DO ARCANO 12... GRATIDÃO...

Luz do Tarô disse...

Oi Adriana, fico feliz de ter sentido o conforto da espera e da calma. Tudo sempre se resolve lá na frente. Namastê!